Com produção musical e arranjos do baixista Fi Maróstica, Carta ao XXI é o álbum de estreia da artista Lari Finocchiaro que reúne canções e poemas cujas temáticas permeiam algumas questões do mundo contemporâneo. A alusão às cartas, ao corpo como carta, à voz como carta traz uma dimensão outra para acontecimentos que podem atravessar qualquer um de nós. Afinal, o que poderíamos endereçar a este tempo? O disco é um convite para abrirmos um espaço mais alargado de escuta e de troca daquilo que está se passando entre nós.
Diálogos presentes entre a palavra e a sonoridade de arranjos que passeiam pela música brasileira trazendo elementos do samba, ijexá, baião, ritmos afrobrasileiros, dentre outros explorando algumas formações menos comuns como na faixa “Pé no Forró”, com voz, baixo, clarinete e percussão.
A base instrumental é composta por Fabio Leandro no piano, Fi Maróstica no baixo, Thiago Rabello na bateria e Rafael Mota na percussão, com participações de Rubinho Antunes no trompete, Alexandre Ribeiro no clarinete / clarone e Débora Gurgel no piano da canção “Tempo de Acorde”.
Além de participações do renomado cantor Renato Braz e da cantora Vanessa Moreno, com quem divide a autoria de uma das faixas.
As interfaces entre os poemas escritos pela artista e as canções que compõe o disco, trazem nuances poéticas que interessam a este trabalho, possibilitando que cada um também crie suas próprias narrativas.